Metodologia BRV

Diagnóstico, balanceamento, rentabilização e valorização

BRV – METODOLOGIA DE BALANCEAMENTO, RENTABILIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA EMPRESA

SUMÁRIO DA METODOLOGIA BRV

Ao longo de uma atuação de mais de vinte e dois anos no mercado de consultoria empresarial, em uma grande diversidade de empresas, observou-se a dificuldade da maioria delas consolidarem um sistema de gestão evolutivo e personalizado, possibilitando melhor participação e comprometimento da sua equipe de trabalho para o atingimento das metas e objetivos da organização.

Em decorrência desta constatação, a ZRX Resultados Empresariais Ltda. desenvolveu uma metodologia aplicável em qualquer tamanho e estágio de desenvolvimento de cada empresa, visando dar uma resposta modulada que simultaneamente vai consolidando um trabalho de equipe assertivo em relação ao alcance dos resultados pretendidos.

Denominada de “BRV – Metodologia de Balanceamento, Rentabilização e Valorização da Empresa”, é suportada por uma base de informações e dados matemáticos que permite implantar um plano de negócio anual com indicadores que conduzem e ajustam as ações da empresa para o alcance das metas de resultados e objetivos estabelecidos. Utiliza um sistema de simulações e de análises preventivo para que a tomada de decisões e das medidas corretivas aconteçam em tempo hábil.

Para tanto, o primeiro passo é a realização de uma entrevista com o empresário e/ou também com os seus líderes para identificar as suas reais necessidades e as suas expectativas em relação ao trabalho a ser realizado.

A partir desta entrevista, é verificada a viabilidade de realização de um trabalho dentro do escopo de atuação da ZRX e elaborada uma proposta de prestação de serviço, especificando todos os principais detalhes da mesma: Objetivos e as principais atividades do trabalho, cronograma de realização, valores, pré-requisitos e contrapartidas para o seu êxito, entre outros.

A Metodologia BRV é constituída das seguintes etapas principais:

DIAGNÓSTICO

Levanta a atual situação econômica financeira, mercadológica, os seus recursos, as suas limitações, as suas potencialidades, os riscos do negócio, objetivos da organização e das suas lideranças, tendo assim uma radiografia completa do negócio.

Este diagnóstico permite entender a situação nos mais diversos aspectos, identificando o posicionamento estratégico correto da empresa, as suas necessidades e objetivos que podem ser atingidos na linha do tempo, através de um processo de dinâmica de grupo e integração com a equipe da empresa para colocar em prática o que precisa ser feito.

Este Diagnóstico tem uma variante que permite implantar o “DIAGNÓSTICO 3A – para alavancar as três ações de maior impacto no curto prazo”, para atender uma situação mais crítica ou emergencial de determinada empresa.

BALANCEAMENTO

Após o diagnóstico e a quantificação dos números tem-se a real dimensão do negócio frente aos seus compromissos, às defasagens e gargalos a serem superados de acordo com a sua situação econômica e financeira.

Com base nestas informações levantadas são estabelecidas as premissas e os parâmetros do negócio que deverão ser complementados com informações e dados que permitam a estruturação do modelo mais adequado para a empresa. A reunião das informações de diferentes naturezas permite estabelecer o ponto de partida, “a Situação Atual” para se alcançar as diversas “Situações Necessárias e as Desejadas” na linha do tempo.

Para tanto, o negócio da empresa precisa ser dimensionado para que os objetivos e as metas sejam realistas e convergentes com o direcionamento pretendido do negócio. Também o trabalho conta com a participação do pessoal da empresa para definir com a clareza necessária os objetivos e as metas corporativas e setoriais em consonância com a estratégia estabelecida.

RENTABILIZAÇÃO

Com a quantificação dos números e a modelagem matemática da empresa, cria-se a base de informações para se aplicar a “Metodologia BRV”, utilizando todos os seus recursos com a elaboração e colocação em prática do:

  • PLANO DE RENTABILIZAÇÃO DO NEGÓCIO COM INDICADORES FINANCEIROS E ECONÔMICOS A SEREM ATINGIDOS NO EXERCÍCIO ANUAL;
  • SISTEMA DE SIMULAÇÕES DE GANHOS E DE PERDAS;
  • PROJEÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, ECONÔMICAS, FINANCEIRAS E DE CUSTOS;
  • CUSTO DA EMPRESA NA DATA ZERO DO SEU CICLO DE FECHAMENTO;
  • ESTÁGIO ATUAL, ETAPAS/CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS FIXADOS NA LINHA DO TEMPO;
  • FUP, AGENDA ELETRÔNICA INSTITUCIONAL, CONEXÃO COM O PLANO DE AÇÃO NA LINHA DO TEMPO;
  • ALINHAMENTO DA EQUIPE, RESPONSABILIDADES, METODOLOGIA DE ATUAÇÃO E DINÂMICA DE GRUPO;
  • FEED BACK E REALINHAMENTO DA OPERAÇÃO.
VALORIZAÇÃO

Será adotado um método de valuation do negócio, com um modelo matemático definido e inserido no contexto das informações de resultados e do balanço patrimonial, para avaliar a evolução do valor da empresa.

O cálculo recorrente deste indicador será de grande importância para dar o “feed back” da evolução do valor do negócio e tomar as medidas cabíveis, tanto no aspecto de aumentar o valor da empresa, como de impedir a sua desvalorização.

Este indicador juntamente com outros indicadores, controles, relatórios, planos e projetos, deduzidos e colocados em prática com esta metodologia, serão incorporados na cultura e no “dia a dia” da vida da empresa, criando de fato as condições para o funcionamento da governança corporativa.

Ao longo de uma atuação de mais de vinte anos no mercado de consultoria empresarial, a ZRX Resultados desenvolveu e consolidou uma metodologia de trabalho voltada para a rentabilização de negócios adaptável às características e à situação de cada empresa, considerando a sua cultura, o seu estágio de desenvolvimento e as suas demandas.