VERSÍCULO DO POPOL VUH – LIVRO SAGRADO DOS MAIAS
“Nós não juntávamos as nossas ideias,
Nós juntávamos os nossos propósitos,
e entrávamos em acordo,
Só depois, decidíamos”.
A força de um grupo de pessoas comprometidas com objetivos comuns é de um valor incomensurável, que permite atingir patamares cada vez mais superiores”. Quando ocorre este fenômeno, cria uma energia coletiva superior com uma capacidade realizadora e criativa extraordinária, fatos que já foram comprovados na prática.
Como não vivemos em um mundo ideal, cada vez mais caótico e individualista, fica a grande dúvida, será possível atingir esta coesão energética em nossas empresas? É desta constatação que surge a indagação sobre trabalho de equipe: mito X realidade.
O grande desafio é como criar condições nas organizações para que tal aconteça e para tanto, faz-se necessário um modelo de atuação e de algumas regras básicas que permita o início de um processo evolutivo neste sentido. A possível criação deste modelo depende diretamente do apoio e da participação das suas lideranças, do que pretendem, de como atuam, de como se comportam.
Outros fatores importantes para que tal aconteça é o grau de conscientização dos participantes, uma relativa estabilidade e o grau de participação das pessoas no modelo de negócio em que se apoiam. A “disputa de egos” é um forte fator restritivo para a evolução deste processo, que deve ser trabalhado para a sua diminuição dentro da cultura da organização.
Um grande facilitador prático para implantar um trabalho de equipe que funcione, é uma metodologia de gestão personalizada e evolutiva, que possibilite a participação e o comprometimento das pessoas para o atingimento das metas setoriais e corporativas. Este alcance de resultados fortalece o espirito da equipe e leva a organização a alcançar estágios mais avançados de desenvolvimento e de sustentabilidade.
Nesta evolução, a empresa poderá avançar para uma efetiva governança corporativa e ter uma maior clareza e solidez para implantar e avançar com o seu PPR – Programa de Participação nos Resultados, consolidando e amalgamando em uma egrégora a energia de uma equipe de trabalho cada vez mais coesa.
Luiz Paulo Zanatta – CEO da ZRX Resultados Empresariais Ltda.