O SEU NEGÓCIO É UM NEGÓCIO OU VOCÊ É O NEGÓCIO?

O seu negócio é um negócio ou é uma prestação de serviços estendida dependente dos seus atributos profissionais e/ou da sua capacidade de fazer acontecer.

Naturalmente, não estamos falando de empresas nascentes em seu primeiro ciclo de vida, com recursos limitados e dependendo fundamentalmente do seu fundador, principal gestor da maioria das atividades e das ações que darão sustentação ao negócio em desenvolvimento. Nós estamos nos referindo a uma empresa que já atingiu certo nível de maturidade, que teria condições de reduzir o alto risco de uma dependência de um indivíduo.

A resposta a esta questão passa pela reflexão individual de cada empreendedor, fazendo uma série de questionamentos da sua conduta e uma análise crítica do seu negócio, que é fortemente influenciado pela sua personalidade e pelos seus objetivos pessoais em relação ao negócio.

Ao adotar uma postura de maior impessoalidade empresarial, possibilita adotar um sistema de gestão com a personalidade do próprio negócio e das variáveis econômicas e sociais em que a mesma está inserida. Desta forma, cria uma cultura empresarial mais propícia para a implantação e a evolução de uma governança corporativa efetiva e a formação de uma equipe de trabalho com maior comprometimento para o alcance dos objetivos pessoais, setoriais e corporativos.

Eis o grande desafio, implantar um modelo de gestão de negócios que proporcione uma transição planejada que reduza gradativamente a dependência do seu fundador, tendo uma força motriz de crescimento que derive cada vez mais da sua equipe de trabalho do que das iniciativas dos seus criadores.

Quando um negócio atingir este estágio de crescimento autossustentado pela sua equipe de trabalho integrado a uma metodologia própria de gestão, com indicadores que induzam o alcance dos resultados, é a grande prova de que atingiu o status de uma maturidade genuína.

Um indicador chave e a prova real do alcance desta condição passa pela avaliação sistemática da evolução do seu valor, “valuation”, que permite a escolha de duas opções: manter o negócio com uma equipe engajada e motivada ou de ter opção de vender o negócio valorizado, que atingiu um menor grau de dependência do seu fundador.

Luiz Paulo Zanatta – CEO da ZRX Resultados Empresariais Ltda.

Artigos Relacionados

Ao longo de uma atuação de mais de vinte anos no mercado de consultoria empresarial, a ZRX Resultados desenvolveu e consolidou uma metodologia de trabalho voltada para a rentabilização de negócios adaptável às características e à situação de cada empresa, considerando a sua cultura, o seu estágio de desenvolvimento e as suas demandas.